Tacrolimus manipulado - uso oftálmico
Apresentações
Colírio, pomada oftálmica, gel oftálmico
USO OFTÁLMICO
COMPOSIÇÃO
Tacrolimus
veículo QSP*
O veículo pode ser oleoso, aquoso, pomada ou gel
PARA QUE ESSE MEDICAMENTO É INDICADO?
Ceratoconjuntivite seca, ceratite superficial crônica, blefaroconjuntivite atópica em cães, ceratoconjuntivite proliferativa em gatos
COMO ESSE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O tacrolimus atua na redução da infiltração linfocitária nas glândulas lacrimais e na supressão das células epiteliais mediante modulação da atividade das células T por meio da inibição da enzima calcineurina (Gao et al., 1998; Sloper et al., 1999; Kihara et al., 2009; Abud et al., 2016).
QUANDO NÃO DEVO USAR ESSE MEDICAMENTO?
Conhecimento de sensibilidade prévia a algum dos elementos da fórmula ou no caso do surgimento de alterações marcantes da cornea (lesões, alteração de forma e coloração). Na dúvida consulte o (a) médico(a) veterinário (a).
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESSE MEDICAMENTO?
Este medicamento é de uso oftálmico, normalmente de forma contínua e deve ser utilizado com o devido acompanhamento periódico do médico veterinário. Com o tempo de utilização, as concentrações a serem aplicadas podem ser revistas para obtenção do resultado clínico esperado.
COMO DEVO USAR ESSE MEDICAMENTO?
Higienize as mãos, faça a limpeza da região ocular do animal com auxílio de gaze e soro fisiológico e aplique a quantidade descrita no receituário médico veterinário puxando a pálpebra do animal. Em seguida abra e feche os olhos do animal para que o produto não escorra e seja melhor absorvido.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESSE MEDICAMENTO?
Quando fechado, aguarde em local fresco e arejado. Após aberto é recomendado que o produto fique armazenado em geladeira e que seja utilizado num prazo de 30 dias. O prazo de validade do produto está na embalagem.
QUAIS MALES ESSE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
O tacrolimus causa irritação, vermelhidão e desconforto na região ocular após o uso por curto período de tempo. Monitore os sintomas e no caso de persistência, limpe a região com água ou soro fisiológico e consulte o (a) médico(a) veterinário (a).
O QUE DEVO FAZER QUANDO ME ESQUECER DE USAR O MEDICAMENTO?
Continue o esquema de administração previsto na receita médica veterinária e informe o(a) médico (a) veterinário(a)
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESSE MEDICAMENTO
Limpe a região com água ou soro fisiológico e monitore sintomas de irritação, vermelhidão e desconforto na região ocular, assim como indisposições do animal. Caso apresente e persistam os sintomas, consulte o (a) médico(a) veterinário (a).
DIZERES LEGAIS
Manipulado conforme licença do ministério da agricultura e pecuária (MAPA) número SP-004399-0 e receituário médico veterinário
Manipulado e comercializado por:
Farmácia Le Pet Santé
Rua porto xavier, 289 - São Paulo – SP – CEP 08210-170
CNPJ 29.000.383/0002-60
CAC – Centro de atendimento ao consumidor
+55 11 3907-7077 // +55 11 99379-5256
lepetsante@gmail.com
https://lepetsante.webnode.page/